O novo Hyundai Santa Fe danificou a cobertura no Salão Automóvel de Nova York. A Hyundai está nos provocando há semanas com imagens CGI e close-ups, no entanto, o rival Qashqai+2 foi revelado finalmente, incluindo uma versão com base de volta longa.
O Santa Fe foi influenciado pela linguagem de estilo ‘escultura fluídica’ vista no i40, no entanto, a Hyundai declara que ele tem seu próprio estilo – chamado ‘Storm Edge’. Seja qual for o nome, o Santa Fe parece excelente com sua grande churrasqueira hexagonal, carroceria afiada e torção única na linha dos ombros.
O sete lugares é mais longo, mais baixo e mais largo que seu antecessor, no entanto, compartilha exatamente a mesma distância entre eixos de 2.700 mm. O espaço para as pernas frontal e da segunda fila aumentou 38 mm e 45 mm, respectivamente. Uma bota mais profunda significa que há 534 litros de área com os cinco assentos da frente, além de 991 litros com todos os assentos dobrados.
O design da mão-de-roda longa é de 215 mm a mais, 10 mm mais alta, 5 mm mais larga e também uma distância entre eixos de 100 mm mais longa que o carro comum. Possui área de inicialização máxima de 1.160 litros e é oferecida com seis ou sete assentos. Ao contrário do carro comum, ele inclui segurança cega, bem como uma porta traseira elétrica.
Todos os designs utilizarão um sistema de tração nas quatro rodas sob demanda, que envia 100 % da energia para os pneus dianteiros, a menos que detecte o deslizamento na parte traseira, momento em que pode derramar a energia 50:50. Os compradores poderão selecionar entre um manual de seis velocidades ou transmissão automática de seis velocidades.
Somente os motores a diesel serão oferecidos no Reino Unido, incluindo um novo diesel de quatro cilindros de 2,0 litros com 148bhp, 382nm de torque, bem como emissões de CO2 de 155g/km. O sistema diesel de 2,2 litros de 197bhp é trazido, no entanto, com emissões modificadas de apenas 145g/km.
Para garantir que o manuseio seja tanto quanto a dificuldade de estradas britânicas irregulares, a direção (que tem três configurações para gerenciar o peso), a suspensão e os freios foram todos sintonizados particularmente para o Reino Unido. Também é um reboque capaz e caminhão, com uma capacidade máxima de reboque de 2.500 kg.
Como esperamos da Hyundai, os dispositivos comuns serão generosos, enquanto carros e caminhões de alta especificação receberão sistemas de ponta, como controle de cruzeiro controlado por radar, ajuda de estacionamento automático e um sistema de aviso de departamento de pista.
Ainda não há notícias sobre os custos, no entanto, espere que eles comecem de cerca de 25.000 libras quando o Santa Fe estiver à venda no final de 2012. A decisão de levar a versão de longa distância para a Europa ainda não foi tomada.